PUBLICIDADE

Europa

Hollande promete 100 milhões de euros para refugiados sírios no Líbano

16 abr 2016 - 14h08
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, François Hollande, prometeu neste sábado que aumentará a ajuda para o Líbano atender as necessidades dos quase 1,5 milhão de refugiados sírios em seu território, durante uma visita oficial ao país.

"A ajuda francesa aos refugiados no Líbano subirá para 50 milhões de euros neste ano e nos próximos três anos será de 100 milhões de euros", anunciou Hollande ao fim de uma reunião com o primeiro-ministro do país, Tamam Salam.

Hollande prometeu contribuir com o reassentamento em outros países dos refugiados que estão no Líbano e na Jordânia, além de garantir que irá convocar no próximo dia 27 uma reunião do grupo de apoio internacional à nação árabe.

"A França quer a segurança e a paz no Líbano", afirmou Hollande, acrescentando que pedirá à comunidade internacional "ajuda imediata para melhorar a capacidade de o país fazer frente a qualquer ameaça".

"O Líbano e a França estão vinculados por laços históricos", disse o presidente francês, que destacou que fortalecer a relação é necessário no momento, no qual os países enfrentam o terrorismo.

Hollande, que está acompanhado do ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, lembrou que os atentados de 13 de novembro do ano passado em Paris ocorreram poucos dias depois de um sangrento ataque em Beirute, reivindicado também pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

"Os ataques contra o Líbano e a França tinham como alvo o que representamos: a liberdade, o pluralismo e a convivência", disse.

O presidente da França chegou hoje ao Líbano, a primeira etapa de uma turnê pelo Oriente Médio, na qual visitará também o Egito e a Jordânia, para abordar os conflitos regionais e as relações com cada país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade