PUBLICIDADE

Mundo

Hollande prepara transferência de poder e encontro com Merkel

7 mai 2012 - 13h25
(atualizado às 13h35)
Compartilhar

O presidente eleito da França, François Hollande, começou nesta segunda-feira a organizar a transferência de poder para assumir o cargo em 15 de maio, além de se preparar para a esperada reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, para falar sobre o futuro da Europa.

Após uma intensa noite de celebrações na capital por causa da vitória de Hollande, que seguiu até a madrugada, o político se reuniu logo cedo com responsáveis do Partido Socialista francês na sede da formação em Paris. Há 31 anos as socialistas não chegavam ao poder na França, desde a eleição de François Mitterrand.

Os resultados oficiais confirmaram nesta segunda a vitória de Hollande, com 51,62% dos votos, sobre o presidente em fim de mandato, o conservador Nicolas Sarkozy, que conseguiu 48,28%. Os dois terão a oportunidade de se encontrar nesta terça-feira em uma cerimônia oficial pela comemoração do armistício da Segunda Guerra Mundial. No mesmo evento, há cinco anos, Sarkozy preferiu evitar o encontro com Jacques Chirac.

Embora a chanceler Merkel tenha sido uma das primeiras a felicitar Hollande, ainda não há data concreta para o encontro entre os dois. O diretor de campanha do novo presidente, Pierre Moscovici, declarou que a reunião será realizada depois da posse, mas não deu mais detalhes.

Durante toda a campanha, Hollande insistiu na necessidade de reformar do tratado europeu assinado em março e comandando por Merkel e Sarkozy. Moscovici ainda garantiu que a transferência de poderes na França é "republicano e tranquilo".

Outro colaborador próximo ao presidente eleito, o deputado socialista Manuel Valls, disse que a chegada ao poder de Hollande é importante para toda a Europa. "Esta vitória significa muito para a França porque é o princípio da mudança que o país necessita", declarou Valls.

No entanto, antes do encontro com Merkel, o novo presidente terá uma agenda intensa, pois deve cumprir os prazos oficiais, sobretudo os da formação de seu novo Governo. Depois, tem uma série de compromissos internacionais.

Hollande viajará aos Estados Unidos para a cúpula do G8 em Camp David, em 18 e 19 de maio, e em seguida seguirá para um encontro da Otan em Chicago, entre 20 e 21. Durante a viagem, é esperado o encontro de Hollande com Barack Obama na Casa Branca. O presidente dos EUA parabenizou o francês ontem à noite por telefone e o embaixador americano na França, Charles Rivkin, foi à sede do partido socialista.

Durante todo o dia, os partidos franceses se concentraram no pleito legislativo de junho, que revelarão o respaldo parlamentar com que Hollande poderá contar. O ministro de Exteriores, Alain Juppé, anunciou hoje que se dedicará a seu trabalho como prefeito de Bordeaux e não tentará um assento na Assembleia Nacional.

EFE   
Compartilhar
Publicidade