PUBLICIDADE

Europa

Hollande diz que França pode intervir contra rebeldes no Mali

11 jan 2013 - 10h28
(atualizado às 10h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente francês, François Hollande, disse nesta sexta-feira que a França está disposta a responder favoravelmente à demanda reivindicação de intervenção militar das autoridades de Mali, diante do avanço dos rebeldes no norte do país, mas enfatizou que o fará "de acordo com a ONU".

O presidente francês, François Hollande, concede entrevista no Palácio do Eliseu, em Paris, nesta 6ª
O presidente francês, François Hollande, concede entrevista no Palácio do Eliseu, em Paris, nesta 6ª
Foto: Reuters

"A França responderá de acordo com as resoluções" do Conselho de Segurança da ONU e em afinação com os outros países africanos ao pedido de ajuda militar feito ontem, quinta-feira, pelo presidente do Mali, Dioncounda Traoré, afirmou Hollande em um discurso diante do corpo diplomático em Paris.

O chefe de Estado acrescentou que "os terroristas" avançaram nos últimos dias além da linha na qual até agora se tinham concentrado ao norte do país e que "buscam dar um golpe fatal" ao país.

Em relação ao avanço rebelde, o presidente francês definiu como "agressão que põe em questão a própria existência de Mali", enquanto mostrou sua preocupação pelo "avanço islamita" que põe em risco a segurança dos maleses, mas também da França e da Europa.

"A França está disposta a deter a ofensiva terrorista se continuar", acrescentou o presidente francês, que considerou que é "uma exigência de solidariedade e de responsabilidade".

Após se dirigir aos diplomatas estrangeiros delegados em Paris, o presidente se reuniu no Palácio do Eliseu com os ministros das Relações Exteriores, Laurent Fabius, e da Defesa, Jean-Yves Le Drian, para determinar as modalidades da intervenção francesa no norte do país africano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade