PUBLICIDADE

Europa

Hollande diz a Londres que "Europa não é negociável"

23 jan 2013 - 18h10
(atualizado às 18h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, François Hollande, afirmou nesta quarta-feira que, embora o Reino Unido esteja em seu direito de realizar um referendo sobre a permanência ou não do país na União Europeia (UE), "a Europa não é negociável". Em declarações à imprensa francesa, Hollande deixou claro, no entanto, que "o Reino Unido pode decidir perfeitamente sua saída da UE" e ressaltou que a decisão corresponde às autoridades desse país e aos próprios britânicos.

O presidente da França, François Hollande, criticou o premiê britânico pela convocação do referendo sobre a UE no Reino Unido
O presidente da França, François Hollande, criticou o premiê britânico pela convocação do referendo sobre a UE no Reino Unido
Foto: AFP

Horas antes, no Conselho de Ministros, o presidente tinha expressado seu desejo que o Reino Unido siga sendo um Estado-membro, mas destacou que essa condição "prevê certas obrigações". "Assinalamos que o Reino Unido é um Estado soberano (...) O presidente mostrou, evidentemente, seu desejo que o Reino Unido se mantenha no seio da UE (...) Ser membro da UE prevê certo número de obrigações", indicou a porta-voz do governo, Najat Vallaud-Belkacem, no final desse encontro.

O ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, alertou a Londres, na emissora de rádio "France Info", que uma saída da UE "pode ser perigosa também para o Reino Unido". Hoje o primeiro-ministro do Reino Unido, o conservador David Cameron, se comprometeu a consultar os cidadãos em referendo se querem "ficar ou sair" da UE, caso vença as eleições de 2015.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade