PUBLICIDADE

Mundo

Hollande acusa Sarkozy de mudar discurso por extrema-direita

25 abr 2012 - 04h31
(atualizado às 04h55)
Compartilhar

O candidato socialista à Presidência da França, François Hollande, acusou nesta quarta-feira o seu rival no segundo turno do próximo dia 6, Nicolas Sarkozy, de ter "direitizado" seu discurso para atrair o voto do ultradireitista Frente Nacional (FN), cuja candidata, Marine Le Pen, foi a terceira no primeiro turno.

"Ele pretende seduzir inclusive os dirigentes da extrema-direita. Cada um faz a campanha que quiser, mas acho que a próxima Presidência deve ser para unir, não para dividir", avaliou Hollande à televisão pública France 2.

O candidato socialista assegurou que não tem a intenção de mudar seu discurso e afirmou que o presidente Sarkozy se comporta como "um cata-vento" que muda de ideias em função dos eventos.

Hollande afirmou entender as queixas dos eleitores que apostaram em Marine Le Pen no primeiro turno, realizado no último domingo, quando a candidata da extrema-direita alcançou quase 18% dos votos, o melhor resultado dessa corrente política.

O candidato socialista aproveitou para acusar Sarkozy de ter pressionado empresários franceses para que atrasassem seus planos de demissões para depois das eleições presidenciais.

Hollande enviou também uma mensagem aos eleitores do centrista François Bayrou, a quem afirmou que iniciará seus planos de "moralização" da vida política francesa.

Apesar das acusações de Hollande, Sarkozy negou que vá promover acordos com a Frente Nacional a fim de se manter no Palácio do Eliseu. "Não haverá ministros da FN, nunca quis isso. Os 18% dos franceses que votaram em Marine Le Pen não pertencem a ela, e devo dirigir-me a eles", afirmou o presidente em fim de mandato na rádio France Info.

Apesar do voto não obrigatório, foi grande o comparecimento de franceses no consulado em São Paulo
Apesar do voto não obrigatório, foi grande o comparecimento de franceses no consulado em São Paulo
Foto: Bruno Santos / Terra
EFE   
Compartilhar
Publicidade