PUBLICIDADE

Mundo

Holanda deverá convocar eleições após fracasso sobre orçamento

Holanda antecipa eleições legislativas em meio a crise financeira

21 abr 2012 - 12h02
(atualizado às 14h18)
Compartilhar

A Holanda deverá ter eleições antecipadas após o fracasso das negociações sobre o orçamento, mas o primeiro-ministro, Mark Rutte, disse que vai tentar chegar a um acordo com o parlamento para manter a confiança dos mercados, anunciou neste sábado o primeiro-ministro.

"As eleições parecem evidentes", declarou o primeiro-ministro durante uma coletiva de imprensa em Haia, após o fracasso das negociações entre a coalizão governamental de centro-direita e seu aliado no Parlamento, o partido de extrema direita de Geert Wilders.

As negociações sobre o orçamento fracassaram entre o governo minoritário formado pelos liberais de Rutte e os democratas-cristãos e o populista Partido da Liberdade populista do político anti-imigração Geert Wilders.

Wilders rejeitou o pacote de cortes orçamentários e convocou eleições antecipadas "tão cedo quanto possível."

"Eu estava esperando que teríamos algo, mas este pacote é inaceitável para o nosso partido e o país", acrescentou. "É hora de ir para os eleitores holandeses", disse ele.

O desacordo sobre o orçamento, para o qual as negociações se arrastaram por semanas, ameaçou a estabilidade do governo de minoria. As medidas de ajuste são essenciais para que a Holanda retorne para um nível de déficit de três por cento do PIB, objetivo da União Europeia.

Com informações das agências Reuters e AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade