PUBLICIDADE

Europa

Hadzic chega à Servia para tratar câncer

15 abr 2015 - 21h25
(atualizado às 21h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-chefe político dos servo-croatas Goran Hadzic, a quem o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPIY) concedeu liberdade provisória devido a um câncer de cérebro em fase terminal, chegou na noite desta quarta-feira a Belgrado, informou a imprensa local.

O avião, procedente de Amsterdã, pousou na capital sérvia por volta das 23H00 local (18H00 Brasília), revelou a agência Beta.

Goran Hadzic será levado a sua residência em Novi Sad, 70 km ao norte de Belgrado, para receber tratamento em um hospital especializado durante algumas semanas, antes de retornar ao centro de detenção do TPIY em Haia, no início de maio.

Ao ser preso, em julho de 2011, Hadzic era o último dos 161 procurados pelo TPIY, criado em 1993. Desde 2012, é julgado por crimes contra a Humanidade e crimes de guerra durante o conflito da Croácia (1991-1995)

Hadzic, 56 anos, pediu a liberdade provisória para estar ao lado de sua família durante o tratamento. Seu processo está suspenso desde outubro de 2014, diante da falta de capacidade do réu de comparecer às audiências devido aos efeitos colaterais da quimioterapia.

O câncer de cérebro em fase terminal foi diagnosticado em novembro passado e os médicos deram a Hadzic entre 12 e 24 meses de vida.

Goran Hadzic foi entre 1992 e 1993 o "presidente" da autoproclamada República Sérvia de Krajina, que cobria um terço do território da Croácia.

Segundo o TPIY, Hadzic foi responsável por centenas de assassinatos de civis croatas e pela deportação de milhares de pessoas para a criação de um estado sérvio na Croácia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade