PUBLICIDADE

Europa

Hackers atacam extrema-direita por reação a assassinato em Londres

29 mai 2013 - 08h52
(atualizado às 09h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Ativistas que se autodenominam Anonymous UK divulgaram na Internet o que dizem ser informações pessoais dos membros da Liga Inglesa de Defesa (EDL, na sigla em inglês), um grupo de extrema-direita que liderou uma reação anti-muçulmana após o assassinato de um solado em Londres na semana passada.

A EDL realizou protestos e entrou em conflito com a polícia depois que o soldado Lee Rigby foi esfaqueado até a morte em uma rua de Londres, na quarta-feira, por dois homens que disseram ter cometido o ataque em retaliação pelas mortes de muçulmanos nas mãos de forças britânicas no exterior.

A polícia atirou e feriu os dois agressores, ambos britânicos de ascendência nigeriana, na cena do crime. Um deles, Michael Adebolajo, ainda está no hospital sob escolta armada, enquanto o outro, Michael Adebowale, recebeu alta do hospital na terça-feira e será interrogado pela polícia nesta quarta-feira.

O assassinato de Rigby estimulou o pequeno mas barulhento EDL, que organizou uma marcha pelo centro de Londres na segunda-feira, durante a qual cerca de mil pessoas gritaram palavras de ordem como "assassinos muçulmanos fora de nossas ruas". Quatro apoiadores da EDL presos durante essa marcha foram acusados de vários delitos.

Em resposta a estes acontecimentos, o Anonymous UK publicou na terça-feira o que descreveu como um "vazamento de dados em massa", incluindo nomes, números de telefones celulares e endereços dos membros da EDL e doadores, bem como detalhes sobre condenações anteriores de algumas pessoas listadas.

O nome Anonymous UK sugere que a pessoa ou as pessoas por trás da publicação fazem parte do coletivo internacional vagamente organizado Anonymous, que reivindicou o crédito por ataques contra uma variedade de alvos, incluindo a CIA.

A EDL não pode ser imediatamente contatada para comentar o assunto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade