PUBLICIDADE

Europa

Guarda ucraniano ferido nos confrontos em Kiev morre no hospital

1 set 2015 - 07h38
Compartilhar
Exibir comentários

Um guarda nacional ferido nos graves enfrentamentos que ocorreram ontem junto à sede do parlamento da Ucrânia morreu no hospital, informou nesta terça-feira o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov.

"Devido aos ferimentos causados pela explosão de uma granada, morreu no hospital Dmitri Slastikov, membro da unidade 3020 da Guarda Nacional", escreveu Avakov no Facebook.

Os enfrentamentos entre nacionalistas radicais e as forças de segurança, que deixaram mais de cem feridos, explodiram depois que o parlamento aprovou em primeira leitura uma reforma constitucional para descentralizar o país.

Segundo os nacionalistas, a modificação é uma concessão inaceitável aos separatistas pró-Rússia e representa uma ameaça à integridade do Estado.

A descentralização da Ucrânia é um dos pontos dos acordos de Minsk para regular o conflito nas regiões orientais ucranianas de Donetsk e Lugansk.

A polícia deteve 30 manifestantes, entre eles o homem que supostamente lançou a granada que causou a morte dos dois guardas nacionais e deixou dezenas de feridos entre os soldados de segurança.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, responsabilizou a formação nacionalista Svoboda (Liberdade) pelas desordens e garantiu que os organizadores e os participantes deles serão castigados com todo o peso da lei.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade