PUBLICIDADE

Europa

Grupo de paz basco é dissolvido após alcançar objetivo na Espanha

1 jun 2013 - 14h40
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Um movimento pela paz criado há 28 anos para combater a violência do ETA foi formalmente dissolvido neste sábado sob a alegação de que havia atingido seu objetivo com a deposição de armas do grupo militante basco.

Centenas de pessoas se reuniram para um minuto de silêncio na Praça Circular de Bilbao, palco da primeira manifestação do grupo Um Gesto pela Paz, quando 200 pessoas protestaram em silêncio contra o assassinato de quatro pessoas pelo ETA em 1985.

O ETA depôs suas armas em outubro de 2011, depois que quatro décadas de luta armada pela independência de terras bascas na Espanha e no sul da França resultaram em mais de 800 mortes.

Neste sábado, participaram do evento representantes de todos os partidos políticos da região, bem como membros do movimento. Eles lançaram dezenas de balões brancos em forma de pombas sob um céu cinza em Bilbao.

O ombudsman basco Íñigo Lamarca disse que teria levado mais tempo para acabar com a violência da região sem a existência do grupo.

"Um Gesto pela Paz está terminando, mas o seu testemunho, bravura e coragem cívica vão continuar", disse Lamarca, cujo trabalho é supervisionar os escritórios regionais do grupo.

Iñaki Garcia Arrizabalaga, cujo pai foi morto pelo ETA, falou em nome das vítimas ao agradecer Um Gesto pela Paz por ter sido uma "muleta moral" durante tempos difíceis e por falar contra a violência muito antes de outros grupos.

O Euskadi Ta Askatasuna (ETA), que significa Pátria Basca e Liberdade, remonta à década de 1950. Embora o grupo tenha desistido da violência para atingir os seus fins, ele diz que continua a trabalhar no sentido de uma "solução definitiva".

O desarmamento e o tratamento aos prisioneiros do ETA são pontos-chave de negociação que ainda não foram resolvidos, e o governo de Espanha insiste que o ETA deva se dissolver formalmente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade