PUBLICIDADE

Europa

Grillo anuncia que não votará a favor de governo de Bersani

27 fev 2013 - 12h52
Compartilhar

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) italiano, o comediante Beppe Grillo, anunciou nesta quarta-feira que sua legenda não votará a favor da posse de um governo do Partido Democrata (PD), liderado por Pier Luigi Bersani, nem de nenhum outro grupo político.

Por meio de uma mensagem em seu perfil no Twitter, Grillo afirmou que o Movimento 5 Estrelas votará só as leis apoiadas por seu programa político, sem se importar com quem a está promovendo.

"O M5S não dará nenhum voto de confiança nem ao PD nem aos outros. Votará no plenário as leis que reflitam seu programa", diz a mensagem.

O Movimento 5 Estrelas foi o partido isolado mais votado na câmara baixa e saiu das eleições como a terceira força parlamentar. Ontem, em seu primeiro discurso público após as eleições, Bersani apostou em um acordo com o movimento de Grillo para formar um novo governo, com base em uma "coresponsabilidade nos diferentes níveis institucionais".

A coalizão de Bersani obteve a maioria na câmara baixa mas não repetiu o bom resultado no Senado, onde obteve 123 cadeiras, contra as 117 de centro-direita de Berlusconi, as 54 de Grillo e as 19 do primeiro-ministro interino Mario Monti.

A centro-esquerda de Bersani necessita no Senado o apoio de outra força ou pelo menos que os outros partidos não votem contra um novo governo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade