PUBLICIDADE

Europa

Grécia elegerá novo presidente da República em fevereiro

Votação será realizada em três rodadas. O nome do candidato ao posto ainda não foi revelado

28 jan 2015 - 14h11
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em 12 de fevereiro, o primeiro-ministro, Alexis Tsipras (foto), participar&aacute; pela primeira vez no Conselho Europeu,</p>
Em 12 de fevereiro, o primeiro-ministro, Alexis Tsipras (foto), participará pela primeira vez no Conselho Europeu,
Foto: Alkis Konstantinidis / Reuters

O parlamento da Grécia definirá o novo presidente da República em 13 de fevereiro, após a tentativa passada fracassar e desembocar na convocação das eleições gerais antecipadas, vencidas pela coalizão de esquerda Syriza.

A votação será realizada em três rodadas. O nome do candidato ao posto ainda não foi revelado.

Para ser eleito no primeiro turno é necessário três quintos dos votos (180 deputados de um parlamento de 300 membros), no segundo é preciso maioria absoluta (151) e no terceiro bastará maioria simples.

Em 5 de fevereiro os 300 deputados escolhidos nas eleições de domingo tomarão posse.

Gregos dizem não à austeridade imposta pela Europa:

No dia seguinte será eleito o presidente e o restante dos membros da câmara. Em 6 de fevereiro será divulgado o calendário do novo parlamento.

Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro ocorrerá o debate parlamentar sobre o programa do governo, e na segunda-feira, dia 9 de fevereiro, vai ser realizado o voto de confiança do governo.

Em 12 de fevereiro, o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, participará pela primeira vez no Conselho Europeu, ao lado dos outros chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade