PUBLICIDADE

Europa

Grécia criará comissão para pedir reparação à Alemanha

País quer a devolução do empréstimo forçado feito aos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial

22 fev 2015 - 15h38
(atualizado às 19h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente do parlamento da Grécia, Zoe Constandopulu, anunciou neste domingo (22) que nos próximos dias será criada uma comissão parlamentar para exigir da Alemanha reparações de guerra pela ocupação nazista e indenizações às vítimas.

<p>Alexis Tsipras quer&nbsp;indeniza&ccedil;&otilde;es de guerra para as v&iacute;timas da ocupa&ccedil;&atilde;o</p>
Alexis Tsipras quer indenizações de guerra para as vítimas da ocupação
Foto: Kostas Tsironis / Reuters

A Grécia pedirá a devolução de um empréstimo de ocupação feito para a Alemanha durante o regime nazista, no valor de 476 milhões de reichsmark (moeda alemã da época). O empréstimo nunca foi devolvido à Grécia e seu valor atual seria de algo entre sete e 11 bilhões de euros.

"Temos a obrigação de atualizar nossas ações e projetos para reivindicar uma indenização pela atrocidade, a devolução do empréstimo de ocupação, a indenização das vítimas e a devolução dos tesouros arqueológicos roubados", disse Constandopulu em discurso durante um ato em memória das vítimas de Megalopolis.

Nesta cidade do Peloponeso, 212 pessoas foram assassinadas pelas forças de ocupação alemãs em 24 de fevereiro de 1944.

"Minha presença aqui representando o parlamento grego é para assinalar que o sacrifício de todos os que foram massacrados e executados durante a ocupação nazista é uma fonte de inspiração e compromisso", disse.

O ministro adjunto de Defesa, Kostas Isijos, que estava presente no ato, afirmou que as reparações de guerra são "uma prioridade deste governo".

Isijos disse que o executivo pedirá indenizações às vítimas "reivindicando o empréstimo de ocupação" e a devolução "de mais de 10 mil tesouros arqueológicos roubados".

"Não é só um compromisso retórico, é uma obrigação moral e política da história de nosso povo", discursou Isijos.

Em sua primeira declaração como primeiro-ministro no parlamento, Alexis Tsipras anunciou que pedirá à Alemanha a devolução do empréstimo forçado que a Grécia concedeu à Alemanha nazista e que exigirá indenizações de guerra para as vítimas da ocupação.

O governo alemão considera que o tema das reparações de guerra à Grécia foi saldado em 1990, com o tratado com as potências aliadas que tornou possível a reunificação alemã.

O argumento foi repetido recentemente pelo ministro da Economia e vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel. A Grécia, no entanto, não está entre os signatários do tratado firmado entre as duas Alemanhas, a antiga União Soviética, França, Reino Unido e Estados Unidos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade