PUBLICIDADE

Europa

Grã-Bretanha vai compensar as vítimas de tortura na era colonial no Quênia

6 jun 2013 - 10h34
(atualizado às 11h15)
Compartilhar

A Grã-Bretanha expressou pesar nesta quinta-feira pelos abusos cometidos por suas forças coloniais contra os quenianos durante a Revolta dos Mau-Mau, movimento pró-independência do Quênia na década de 1950, e anunciou um pacote de compensação para mais de 5.200 sobreviventes idosos, no valor total de 20 milhões de libras esterlinas (31 milhões de dólares).

O acordo foi resolvido fora de um tribunal, depois que três idosos quenianos vítimas de tortura conquistaram na Justiça, em outubro, o direito de processar o governo britânico. A decisão do governo poderá encorajar cidadãos de outras ex-colônias a reivindicar compensações por queixas que remontam aos dias do Império Britânico.

"O governo britânico reconhece que os quenianos foram sujeitos à tortura e outras formas de maus-tratos nas mãos da administração colonial", disse o chanceler britânico, William Hague, ao Parlamento, em Londres.

"O governo britânico lamenta sinceramente que estes abusos tenham ocorrido e prejudicado o caminho do Quênia rumo à independência."

Hague disse que o governo chegou a um acordo com os advogados de vítimas quenianas, incluindo o pagamento de uma quantia para 5.228 requerentes. A Grã-Bretanha também vai construir um novo memorial em Nairóbi em homenagem às vítimas de tortura e maus-tratos durante a era colonial.

O período chamado de "Emergência" queniana, entre 1952-1961, foi um dos episódios mais traumáticos do domínio colonial britânico na África.

Os rebeldes Mau-Mau, que lutavam pela terra e o fim do domínio colonial, atacavam alvos britânicos, causando pânico entre os colonos brancos e alarme no governo em Londres.

Dezenas de milhares de rebeldes foram mortos pelas forças coloniais e seus aliados quenianos, enquanto um número estimado em 150 mil pessoas, muitas delas sem ligação com os Mau Mau, foi detido em campos de prisioneiros.

(Reportagem de Estelle Shirbon)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade