PUBLICIDADE

Europa

Suspeito de matar soldado em Londres já teria sido preso no Quênia

26 mai 2013 - 10h40
(atualizado às 13h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O principal suspeito do assassinato bárbaro de um soldado britânico em Londres havia sido preso em 2010 no Quênia, perto da Somália, por suspeita de se reunir com islamitas shebab, indicaram neste domingo as autoridades quenianas, confirmando informações da imprensa britânica.

Michael Adebolajo, que reivindicou a morte do soldado foi detido com seis homens em novembro de 2010 na ilha de Pate, segundo a imprensa britânica

Pate está localizada a 60 km da Somália, onde atuam os insurgentes shebab ligados à rede Al-Qaeda. A detenção de Michael Adebolajo foi confirmada pelo porta-voz do governo queniano, Muthui Kariuki. "Ele não foi processado. Foi enviado diretamente ao representante local do serviço secreto MI5", explicou.

Segundo um oficial queniano, Adebolajo manteve contato com vários suspeitos vigiados pela polícia em Mombasa, principal cidade litorânea do país.

Após sua detenção, Michael Adebolajo, britânico de origem nigeriana, se apresentou ao tribunal de Mombasa junto com várias outras pessoas suspeitas de serem extremistas islâmicos, segundo vários jornais britânicos. Além disso, o outro suspeito do assassinato do soldado britânico, Michael Adebowale, foi preso pela polícia em Londres "há dois meses, devido a queixas de comerciantes referentes a um grupo de muçulmanos", afirmou o Sunday Telegraph .

Michael Adebowale, 22 anos, e Michael Adebolajo, 28 anos, são suspeitos pela morte de um soldado na quarta-feira nas ruas de Londres.

Michael Adebolajo reivindicou o crime em um vídeo amador filmado a alguns metros de distância do crime, onde ele aparece com uma faca e as mãos cobertas de sangue. Ele explica que agiu em retaliação pelos "muçulmanos mortos diariamente por soldados britânicos."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade