PUBLICIDADE

Europa

Grã-Bretanha aprova nova lei de imprensa; jornais criticam

30 out 2013 - 21h00
(atualizado às 21h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A Grã-Bretanha aprovou na quarta-feira um novo sistema de regulamentação da imprensa, que os jornais disseram ser draconiana e ameaçadora à liberdade de expressão, mas que foi recebida com alívio por vítimas de excessos cometidos por jornalistas.

As novas regras refletem conclusões de um inquérito judicial abrangente sobre o comportamento da imprensa, iniciado depois da revelação de que o tabloide News of the World, já extinto, grampeou o telefone de centenas de pessoas. "Ela (nova regulamentação) irá proteger a liberdade de imprensa e oferecer uma correção quando erros forem cometidos", disse o Ministério da Cultura pelo Twitter.

O novo sistema deve incluir uma agência reguladora à qual as pessoas poderão se queixar quando sentirem que foram alvo de conteúdo abusivo. A nova autoridade reguladora poderá impor multas de até 1 milhão de libras.

Os três principais partidos do país apoiaram o novo sistema, e a Justiça rejeitou várias tentativas dos veículos de comunicação para barrar sua adoção.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade