PUBLICIDADE

Europa

Governo turco acredita que atentado foi cometido por terroristas suicidas

10 out 2015 - 13h20
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro interino da Turquia, Ahmet Davutoglu, afirmou neste sábado que há "indícios muito nítidos" de que terroristas suicidas foram responsáveis pelo atentado ocorrido em Ancara, capital do país, que deixou pelo menos 86 mortos e 186 feridos.

Davutoglu não quis atribuir a responsabilidade do massacre a uma organização, mas afirmou, em declarações à imprensa local, que o atentado foi "um ataque contra toda a nação".

"Na investigação estão sendo considerados todos os grupos terroristas", afirmou o primeiro-ministro, enumerando o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), o grupo jihadista do Estado Islâmico (EI), a rede terrorista Al Qaeda e os facções da extrema-esquerda turca.

"Esse ataque não foi dirigido contra um grupo determinado nem contra um coletivo político. É um ataque contra toda a nação", ressaltou Davutoglu.

Além disso, o primeiro-ministro anunciou um luto oficial de três dias tanto pelas vítimas do atentado de Ancara como pelos soldados e policiais mortos nos ataques da guerrilha curda nos últimos dias.

"Após nos reunirmos hoje com o presidente (Recep Tayyip Erdogan), decidimos estabelecer três dias de luto nacional por todos os cidadãos e servidores da pátria que perderam a vida em atentados terroristas", disse.

O primeiro-ministro interino anunciou a medida ao ressaltar que as vítimas de Ancara de hoje, quando participavam de uma manifestação pela paz e democracia, não são diferentes dos soldados mortos nos ataques da guerrilha curda.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade