PUBLICIDADE

Mundo

Governo seguirá adiante apesar da derrota, afirma Berlusconi

30 mai 2011 - 16h55
(atualizado às 17h48)
Compartilhar

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, assegurou nesta segunda-feira que a maioria governamental está coesiva e decidida a continuar adiante, apesar da derrota de seu partido, Povo da Liberdade (PDL), nas eleições municipais realizadas no país com perdas tão significativas como a da cidade de Milão. "Perdemos, isso é evidente. Não existe outro caminho que o de permanecer tranquilo e seguir adiante.

O premiê Silvio Berlusconi sofreu derrota pesada nas eleições locais enquanto visitava a Romênia
O premiê Silvio Berlusconi sofreu derrota pesada nas eleições locais enquanto visitava a Romênia
Foto: Reuters

"A maioria está coesiva e determinada a realizar as reformas", manifestou Berlusconi aos jornais italianos em Bucareste (Romênia), onde se encontra em viagem oficial. Berlusconi explicou que, após saber os resultados do pleito, tinha falado com seu membro no governo, o líder da Liga Norte, Umberto Bossi, que lhe garantiu que segue contando com seu apoio.

A centro-direita no poder na Itália perdeu nesta segunda-feira, no segundo turno, a Prefeitura de Milão, um de seus redutos tradicionais que nos últimos 18 anos esteve governada pela centro-direita, e encaixou uma dura derrota em Nápoles perante o candidato do partido progressista Itália dos Valores (IDV). Fiel ao estilo mostrado durante a campanha eleitoral, Berlusconi comentou que cada vez que sofre uma derrota consegue "triplicar suas forças", considerou que não tem a culpa do ocorrido e declarou que agora "os milaneses devem rezar a Deus para que não aconteça algo negativo".

Na capital lombarda, a prefeita Letizia Moratti, candidata do PDL, obteve 44,89% dos votos contra 55,1% conquistado pelo candidato da centro-esquerda, Giuliano Pisapia, pertencente à Partida Democrata (PD). A perda de Milão uniu-se à impossibilidade de impor-se em outras cidades como Cagliari e Trieste, assim como à contundente derrota sofrida em Nápoles, onde o candidato do PDL, Gianni Lettieri, obteve 34,62% dos votos contra 65,37% do candidato do opositor IDV, o ex-juiz Luigi De Magistris.

Sobre a derrota, Berlusconi assegurou que em Nápoles "se arrependerão muito" por terem votado em De Magistris. Nestas eleições municipais parciais Itália renovava 1.315 Prefeituras e 11 deputações provinciais e já no primeiro turno, realizada entre os dias 15 e 16 de maio, tinham decidido as Prefeituras de outras cidades importantes como Bolonha e Turim a favor da centro-esquerda.

EFE   
Compartilhar
Publicidade