PUBLICIDADE

Europa

Governo holandês louva a figura de Beatrix e vê Willem preparado

28 jan 2013 - 17h40
(atualizado às 17h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Holanda, o liberal Mark Rutte, destacou nesta segunda-feira o papel desempenhado durante anos pela rainha Beatrix e afirmou que vê o herdeiro Willem e sua mulher, a argentina Máxima Zorreguieta, preparados para assumir as tarefas como soberanos.

Para o premiê Mark Rutte, o príncipe herdeiro está preparado para assumir o trono
Para o premiê Mark Rutte, o príncipe herdeiro está preparado para assumir o trono
Foto: AFP

"Tenho certeza que o príncipe Willem e a princesa Máxima cumprirão de forma bem-sucedida suas novas funções", disse Rutte em uma breve comparecimento após o anúncio de abdicação do trono por parte da rainha. O herdeiro, lembrou o primeiro-ministro, ocupará um cargo "importante e multifacetado".

Rutte expressou, além disso, todo seu "respeito" e "admiração" pela figura da rainha Beatrix, à qual qualificou como um "ícone" para a Holanda. "A rainha Beatrix sempre esteve aí", ressaltou Rutte, que destacou o papel da soberana nos momentos mais difíceis do país. A rainha, que o dia 31 de janeiro completará 75 anos, anunciou nesta segunda-feira sua abdicação em discurso televisionado.

"Me parece um bom momento para dar este passo", disse Beatrix da Holanda, que lembrou os anos em que ocupou o trono, ao mesmpo tempo que ressaltou que "a responsabilidade sobre nosso país deve recair nas mãos de novas gerações". O príncipe herdeiro Willem, de 45 anos, será proclamado rei no próximo dia 30 de abril em cerimônia em Amsterdã, convertendo-se no primeiro monarca varão da Holanda desde finais do século XIX.

Willem está casado desde 2002 com a argentina Máxima Zorreguieta, com quem tem três filhas: Amalia (nascida em 2003) e que se transforma na princesa herdeira, Alexia (2005) e Ariane (2007).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade