PUBLICIDADE

Europa

Governo espanhol expressa rejeição à visita de Cameron a Gibraltar

15 jun 2016 - 17h35
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Espanha expressou nesta quarta-feira sua rejeição à visita que realizará amanhã a Gibraltar o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, dentro da campanha que está realizando para pedir o apoio à permanência de seu país na União Europeia (UE) no referendo do próximo dia 23 de junho.

Fontes do Executivo espanhol informaram à Agência Efe que hoje o gabinete de Cameron comunicou ao do presidente do governo, Mariano Rajoy, que o primeiro-ministro britânico realizará amanhã uma visita de duas horas a Gibraltar para defender a permanência do Reino Unido na UE.

Segundo as mesmas fontes, o gabinete de Cameron informou também desta viagem ao embaixador da Espanha em Londres, Federico Trillo.

"Informaram que a visita estará circunscrita à campanha em favor da permanência do Reino Unido na União Europeia", ressaltaram fontes do governo espanhol.

Perante este anúncio, as fontes consultadas pela Efe destacaram que "o gabinete do presidente do governo reiterou a conhecida posição contrária da Espanha a este tipo de visita".

Cameron participará de um ato amanhã à tarde em El Peñón, no qual estará acompanhado pelo ministro principal de Gibraltar, Fabian Picardo.

O ministro das Relações Exteriores britânico, Philip Hammond, também visitou Gibraltar no último mês de maio dentro da campanha do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia.

Até agora, o último primeiro-ministro do Reino Unido a visitar Gibraltar foi Harold Wilson, em 9 de outubro de 1968, para se reunir com o chefe do governo de Rodésia, Ian Smith, em uma embarcação inglesa que esteve sondando águas do porto da colônia.

Na embarcação Wilson se hospedou junto com outros dirigentes da Commonwealth para alcançar um acordo político entre a metrópole e a Rodésia para tentar salvaguardar os interesses ingleses na antiga colônia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade