PUBLICIDADE

Europa

Governo da Sérvia aprova plano para aplicar acordo com Kosovo

26 mai 2013 - 19h10
(atualizado às 19h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Sérvia aprovou neste domingo o plano, pactuado recentemente em Bruxelas, para levar à prática o acordo de normalização das relações com Kosovo alcançado em abril, segundo informou em comunicado oficial.

O pacto preliminar sobre o plano para a aplicação prática do acordo foi feito no último dia 22 entre o primeiro-ministro sérvio, Ivica Dacic, e o chanceler kosovar, Hashem Thaçi, com a mediação da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

No entanto, Dacic e Thaçi tinham algumas consultas sobre o texto pendentes com seus respectivos Executivos que precisavam esclarecer ainda hoje para enviar suas respostas a Ashton. Dacic enviou nesta noite uma carta a Ashton em que informa sobre a decisão de seu Gabinete, acrescenta o comunicado.

O governo sérvio "considera que a aprovação do Plano de implementação, assim como de emendas de leis necessárias para aplicar o acordo, abrirão as portas para que o conteúdo político de vários meses de esforços dê resultados que correspondam aos interesses e expectativas dos cidadãos e de todas as partes envolvidas no processo", diz a nota.

Ao mesmo tempo, ressalta que o plano de aplicação e os acordos entre Belgrado e Pristina "não afetam o princípio de neutralidade sobre o status (do Kosovo)", que em 2008 se autoproclamou independente sem que a Sérvia reconheça até hoje a soberania da que segue considerando sua província.

O acordo entre Belgrado e Pristina foi alcançado em 19 de abril, após meio ano de árduas negociações entre Dacic e Thaçi, e sob fortes pressões da União Europeia (UE). O compromisso se centra principalmente na autonomia para os sérvios que vivem no Kosovo e nas competências que a comunidade de municípios de maioria sérvia assumirá.

Alcançar resultados palpáveis na implementação do negociado é condição requerida pela UE à Sérvia para que possa abrir as negociações de sua adesão comunitária. Os sérvios do norte do Kosovo, no entanto, rejeitam o acordo com Pristina por considerá-lo prejudicial para seus interesses, já que a autonomia pactuada fica sob a legislação kosovar, e as autoridades de Belgrado buscam com eles uma solução para que o acordo seja aplicado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade