PUBLICIDADE

Europa

Governo britânico criará grupo especial para casos de extremismo

26 mai 2013 - 06h43
(atualizado às 06h45)
Compartilhar

O governo britânico vai criar um comitê especial para lidar com os casos de extremismo e radicalização, por causa da morte de um soldado britânico em Londres, informou neste domingo Downing Street, horas depois da detenção de outras três pessoas em relação a esse caso.

O Executivo de David Cameron confirmou que esse novo grupo, que incorporará pessoal dos serviços de inteligência e responsáveis da Polícia quando for necessário, se centrará em clérigos radicais cujo objetivo seja recrutar potenciais membros em prisões, colégios, faculdades e mesquitas.

Com esta iniciativa se quer fazer um acompanhamento das tendências em radicalização, como "discursos venenosos" de clérigos radicais, segundo um porta-voz do primeiro-ministro.

O grupo, que se reunirá previsivelmente nas próximas semanas, incluirá o vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg; a ministra de Interior, Theresa May; o titular de Finanças, George Osborne; e outros ministros do Gabinete de Cameron, além do comissário da Polícia Metropolitana de Londres, Sir Bernard Hogan-Howe, e Andrew Parker, diretor-geral do serviço de segurança.

O Governo detalhou que se centrará em medidas práticas em vez de debates teóricos sobre valores culturais e examinará que poderes podem ser executados para verificar atividades extremistas.

A iniciativa foi impulsionada após o assassinato na quarta-feira passada do soldado britânico Lee Rigby, de 25 anos, em Londres, por dois supostos radicais islamitas, que justificaram o crime em nome do Islã.

EFE   
Compartilhar
Publicidade