PUBLICIDADE

Europa

Gorbachev condena veredicto político contra opositor de Putin

18 jul 2013 - 10h55
(atualizado às 11h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Navalny é levado algemado após ser condenado a cinco anos de prisão
Navalny é levado algemado após ser condenado a cinco anos de prisão
Foto: Reuters

O ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev denunciou nesta quinta-feira uma utilização inaceitável da justiça contra um adversário político, depois de divulgada a condenação do principal opositor russo, Alexei Navalny, a cinco anos de prisão.

"A utilização da justiça na luta contra adversários políticos é inaceitável", declarou Gorbachev em um breve comunicado, onde assinalou que o conjunto do caso "confirma infelizmente que não temos uma justiça independente". 

Navalny foi condenado no âmbito de um processo por desvio de fundos que afastará do cenário político um dos principais críticos do presidente Vladimir Putin.

O juiz Serguei Blinov condenou Navalny "a cinco anos de campo de internamento devido à gravidade do crime e ao perigo que (Navalny) representa para a sociedade", assim como o pagamento de uma multa de 12 mil euros. O opositor foi imediatamente algemado e detido na sala do tribunal de Kirov, 900 km a leste de Moscou.

O julgamento de Navalny começou no dia 17 de abril. É acusado de organizar em 2009 o desvio de 400 mil euros de uma exploração florestal, Kirovles, quando era consultor do governador liberal da região.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade