PUBLICIDADE

Europa

Gêmeo do presidente polonês morto irá ao local do acidente

10 abr 2010 - 13h21
(atualizado às 14h58)
Compartilhar

O líder da oposição conservadora da Polônia, Jaroslaw Kaczynski, irmão gêmeo do presidente Lech Kaczynski e ex-primeiro-ministro do país, viajará a Smolensk (Rússia), onde, neste sábado, caiu o avião presidencial, causando a morte do chefe de Estado polonês e todos os outros 95 passageiros a bordo - entre eles várias autoridades do país.

Presidente polonês morre em acidente aéreo:

O porta-voz parlamentar do Partido da Lei e Justiça, Mariusz Blaszczak, ao qual pertencia o presidente polonês e do qual é líder seu irmão, afirmou à rede de televisão TVN24 que Jaroslaw Kaczynski decidiu ir ao local da tragédia.

Atual líder da oposição, Jaroslaw Kaczynski ocupou o cargo de primeiro-ministro da Polônia entre 2006 e 2007, quando era o único país do mundo governado por dois irmãos gêmeos - Jaroslaw como chefe de Governo e Lech como chefe de Estado.

Entre os mortos hoje estão os responsáveis de algumas das instituições polonesas mais importantes, além de familiares e membros de associações de vítimas do massacre de Katyn (Rússia), onde há 70 anos foram assassinados mais de 20 mil oficiais poloneses pelas mãos de militares soviéticos.

O presidente viajava com a sua esposa, Maria, e uma delegação de alto categoria que se dirigia os atos em memória dos soldados poloneses assassinados pelos serviços secretos soviéticos em Katyn em 1940. O avião bateu contra as árvores dos arredores do aeroporto e, em seguida, se incendiou.

O acidente
Lech Kaczynski, presidente da Polônia, morreu no sábado (10) quando o avião que o transportava se acidentou próximo de um aeroporto na Rússia. O acidente aconteceu pouco antes das 11h de Moscou (4h em Brasília).A aeronave, um Tupolev-154, viajava de Varsóvia para a cidade russa de Smolensk, a 420 km da capital Moscou, onde as autoridades polonesas participariam de uma cerimônia para lembrar os 70 anos de um massacre de mais de 20 mil prisioneiros de guerra por forças russas na floresta de Katyn durante a Segunda Guerra Mundial.

O chefe de Estado viajava com a primeira-dama, Maria, e altos oficiais do seu gabinete, incluindo o presidente do Banco Central. Uma das caixas-pretas do avião foi encontrada no local da tragédia, informou um funcionário do governo regional à agência Interfax.

A morte de Kaczysnki repercutiu entre outras personalidades da política mundial, como o presidente dos EUA, Barack Obama, o rei Juan Carlos, da Espanha, e o papa Bento XVI.

EFE   
Compartilhar
Publicidade