PUBLICIDADE

Europa

Gays e divorciados ficam fora de texto final no Vaticano

No relatório intitulado "Relatio Synodi", nenhum acordo foi concluído sobre os casos dos divorciados e dos homossexuais

18 out 2014 - 15h42
(atualizado em 19/10/2014 às 15h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O documento analisa questões relativas à família, incluindo a acolhida de homossexuais e divorciados, como parte do processo de abertura desejado pelo Papa Francisco</p>
O documento analisa questões relativas à família, incluindo a acolhida de homossexuais e divorciados, como parte do processo de abertura desejado pelo Papa Francisco
Foto: Alessandro Bianchi / Reuters

O Sínodo dos Bispos, assembleia dos líderes da Igreja Católica sobre a família convocada pelo Papa Francisco, aprovou neste sábado um relatório final "equilibrado" para levar em consideração as reservas dos prelados mais conservadores, anunciou o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi.

Nesse relatório intitulado "Relatio Synodi" (do latim "Relatório do Sínodo"), nenhum acordo foi concluído sobre os casos dos divorciados e dos homossexuais.

O documento analisa diversas questões relativas à família católica nos cinco continentes, incluindo a acolhida pela Igreja de pessoas em união livre, homossexuais e divorciados, como parte do processo de abertura desejado por Francisco e temido pelos conservadores.

Bispos aprovam documento sem acordo sobre abertura religiosa:

Ao todo 183 religiosos participaram da votação de cada um dos 62 parágrafos. Para que fosse aprovado, cada capítulo deveria receber dois terços de votos favoráveis. Três não atingiram essa maioria.

Os capítulos reprovados estavam ligados a alguns aspectos do texto inicial sobre o acesso dos divorciados que voltaram a se casar aos sacramentos e sobre a inclusão dos homossexuais.

"Em alguns pontos, não conseguimos considerar que há um consenso do sínodo. Mas isso não quer dizer que eles tenham sido totalmente rejeitados", explicaram vários porta-vozes.

Os parágrafos em questão não foram retirados do texto final.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade