PUBLICIDADE

Europa

Funeral emotivo lembra vítimas e heróis de acidente de trem na Espanha

29 jul 2013 - 16h58
(atualizado às 17h02)
Compartilhar

Os 79 mortos do acidente de trem ocorrido em Santiago de Compostela e o heroísmo dos moradores da área e de membros das equipes de resgate foram recordados e elogiados nesta segunda-feira durante um grande, solene e emotivo funeral.

Os familiares das vítimas e muitos dos moradores do bairro de Santiago de Compostela onde descarrilou o trem na quarta-feira passada assistiram ao funeral na catedral da cidade, enquanto milhares de fiéis e pessoas que quiseram expressar sua solidariedade seguiram a cerimônia religiosa através de um telão instalado fora do templo.

A maior parte dos 79 mortos são espanhóis, mas também havia cidadãos de Colômbia, México, República Dominicana, Itália, França, Argélia e Estados Unidos, além do brasileiro Fábio Cundines Antelo, de 25 anos.

Participou da cerimônia o príncipe Felipe de Bourbon, herdeiro da Coroa espanhola, acompanhado de sua esposa, a princesa Letizia, e sua irmã, a princesa Elena, da mesma forma que o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy; o chefe do executivo regional da Galícia, Alberto Núñez Feijoo, assim como ministros e autoridades eclesiásticas.

O arcebispo de Santiago de Compostela, Julián Barrio, disse às famílias das vítimas que a Galícia e a Espanha lhes "levam no coração" desde o dia do acidente.

Os moradores do bairro de Angrois, onde ocorreu a tragédia e que foram os primeiros a chegar para socorrer às vítimas, assistiram também à cerimônia, na qual se elogiou seu valor e coragem.

Barrio foi o encarregado de oficiar o funeral pelas vítimas do acidente ferroviário ocorrido na quarta-feira passada, no qual mais de 150 pessoas ficaram feridas.

Após a cerimônia religiosa, o príncipe Felipe de Bourbon, sua esposa, e sua irmã se dirigiram aos familiares das vítimas, a quem deram as mãos, abraçaram e beijaram pronunciando palavras de consolo.

Alguns dos parentes não puderam conter as lágrimas durante esses momentos, nos quais os príncipes lhes expressavam sua solidariedade e pêsame.

Rajoy, outros membros de seu governo e o chefe do executivo regional galego também cumprimentaram as famílias das vítimas da noite do dia 24 de julho em Angrois.

O arcebispo começou sua homilia com uma lembrança para os feridos que seguem nos hospitais e lhes desejou uma pronta recuperação, e às famílias das vítimas mortais expressou o apoio de "todos".

"Desde o primeiro momento lhes tivemos em nosso coração como também a eles. Cardeais, bispos, religiosos e laicos além de nossas fronteiras me pediram que lhes transmita suas condolências com sua oração e solidariedade", afirmou o prelado.

Barrio destacou que, muito especialmente, desde o primeiro momento, o papa Francisco "acompanhou a Galícia em sua dor com sua proximidade espiritual, com seu fraterno afeto e sua emocionada solidariedade".

"No entardecer de um dia que se apresentava festivo, a notícia do acidente ferroviário sobressaltou nossa alma, que buscou na oração o sossego para encomendar ao Senhor os falecidos, pedir a recuperação dos feridos e implorar o consolo e a serenidade para as famílias das vítimas", acrescentou.

O arcebispo, que também teve palavras de lembrança às 38 vítimas do acidente de ônibus ocorrido ontem na Itália, elogiou o trabalho de todos aqueles que se esforçaram para atender às vítimas do trem descarrilado em Santiago de Compostela, e o trabalho de tantos que colaboraram para atenuar a imensa dor causada pelo acidente.

"Ao Santo Apóstolo Santiago e a nossa mãe a Virgem Maria lhes pedimos que tenham peregrinado com eles até o Pórtico da Gloria celestial", concluiu o arcebispo.

Desde uma hora antes do funeral, os sinos da catedral de Santiago de Compostela tocaram e as praças ao lado do templo se encheram de peregrinos, turistas e curiosos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade