PUBLICIDADE

Europa

Fundador do WikiLeaks aceita depor ante a justiça sueca em Londres

16 abr 2015 - 15h12
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, está de acordo em depor ante a justiça sueca na embaixada do Equador em Londres para responder às acusações de estupro e agressão sexual, disse nesta quinta-feira seu advogado sueco Thomas Olsson.

"Enviamos uma confirmação hoje aos promotores com a concordância de Julian Assange para ser interrogado em Londres", indicou Olsson à AFP, ressaltando que seu cliente não fez demandas específicas sobre o interrogatório.

Os promotores suecos ofereceram em março a Assange a possibilidade de depor na embaixada do Equador em Londres, onde o australiano se refugia desde junho de 2012 para evitar sua extradição à Suécia.

Até o momento, a justiça sueca havia descartado esta solução proposta por Assange.

Por enquanto não se sabe quando a declaração será feita, acrescentou Olsson.

O fundador do WikiLeaks deve responder às acusações de estupro e agressão sexual apresentadas por duas suecas, crimes que teriam ocorrido quando elas o alojavam em suas respectivas casas.

O australiano, detido em 2010 e colocado em liberdade condicional pouco depois, afirma que as relações com as duas mulheres foram consensuais.

Assange diz temer que a Suécia o extradite aos Estados Unidos por seu papel na publicação no site WikiLeaks de 250.000 telegramas diplomáticos americanos e 500.000 documentos militares classificados relacionados às guerras de Iraque e Afeganistão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade