PUBLICIDADE

Fundação espanhola oferece 582 bolsas de estudos, 20 exclusivas para o Brasil

25 jan 2013 - 11h55
(atualizado em 2/9/2013 às 09h40)
Compartilhar

A Fundação Carolina, da Espanha, apresentou nesta sexta-feira em Madri seu Edital de Bolsas de estudos para o período 2013-2014, no qual será ofertado um total de 582 bolsas de estudos para estudantes latino-americanos e professores brasileiros que se destaquem "por sua excelência".

"Essas bolsas de estudos estão entre as melhores e as mais exigentes. Se baseiam no conhecimento mútuo e na melhoria do capital humano, servem de impulso ao (selo) Marca Espanha desde antes de ela existir e divulga a riqueza cultural que temos", disse o diretor da fundação mista público-privada espanhola, Jesús Andreu, em a apresentação à imprensa.

Das 582 bolsas de estudos, 431 são de pós-graduação correspondentes a 115 programas, 131 bolsas de estudos de doutorado e doutorado "sanduíche" e 20 bolsas de estudos para professores brasileiros.

Os diferentes programas abrangem temas como a biotecnologia, as energias renováveis, a comunicação e a música e o cinema.

"Pode ser que as universidades espanholas não apareçam nos primeiros lugares dos rankings mundiais em conjunto, mas temos muitos programas específicos de ponta em negócios, turismo, jornalismo, oncologia e meio ambiente", afirmou Andreu.

Em 12 anos do programa, mais de 14 mil estudantes se beneficiaram destas bolsas de estudos e um terço deles ocupa atualmente cargos de primeiro escalão em diversas empresas, segundo Andreu.

"As bolsas de estudos mudam vidas, muda para melhor e para sempre", disse Andreu.

A Fundação Carolina promove ainda o programa "Viver na Espanha" que inclui viagens e diversas atividades para que os estudantes "conheçam a Espanha e façam um mergulho cultural e social em nosso país, um conhecimento profundo, longe dos clichês e estereótipos".

Andreu reconhece que a crise os atingiu e sua renda por parte do Estado caiu 80%, mas graças "à continuidade da aposta por parte das empresas privadas e os ajustes" o impacto nas bolsas de estudos foi o mínimo.

O prazo para concorrer às bolsas vai de 28 de janeiro até 7 de abril, pelo site www.fundacioncarolina.es, onde os interessados terão acesso a todos os detalhes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade