PUBLICIDADE

Europa

Francisco pede responsabilidade ao mundo ante a destruição do planeta

17 jun 2015 - 09h45
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco pediu nesta quarta-feira aos católicos que recebam com a mente aberta sua encíclica sobre o meio ambiente que será publicada na quinta-feira, um chamado à responsabilidade ante a destruição do planeta.

"Amanhã, como sabem, será publicada a encíclica sobre a proteção de nossa 'casa comum' (...) Esta nossa casa está sendo destruída e nós estamos sendo destruídos, sobretudo os pobres", disse o pontífice durante a tradicional audiência geral de quarta-feira na Praça de São Pedro.

"Meu chamado é um chamado à responsabilidade, baseado no dever que Deus concedeu ao ser humano com o que criou: cultivar e proteger o jardim".

"Eu os convido a receber com mente aberta este documento, que está de acordo com a doutrina social da Igreja", completou.

A encíclica, com o título "Laudato si" e quase 200 páginas, é considerada a primeira que pode ser atribuída completamente ao pontífice argentino, já que a anterior foi escrita a quatro mãos com Bento XVI.

O texto, que será apresentado oficialmente na quinta-feira no Vaticano, está sob um rígido embargo, mas já teve trechos antecipados pela imprensa italiana.

O vazamento poucos dias antes da divulgação irritou o Vaticano, que suspendeu a credencial por tempo indeterminado do responsável por antecipar o texto, o vaticanista Sandro Magister da revista L'Espresso.

A antecipação à imprensa de um texto tão importante, que aborda um dos argumentos mais apreciados pelo papa argentino e que também condena o consumismo e o capitalismo selvagem, é considerada um ataque direto a Francisco por parte de setores conservadores, que querem debilitar sua figura, de acordo com o vaticanista Giacomo Galeazzi, do jornal La Stampa.

A encíclica "verde" de Francisco pede a "conversão ecológica" com o princípio de 'Ama ao planeta como a ti mesmo'.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade