PUBLICIDADE

Europa

Francês nega ser carrasco do Estado Islâmico na Síria

O francês de origem portuguesa acrescentou que seus companheiros do grupo estão "morrendo de rir" da notícia

20 nov 2014 - 21h35
(atualizado às 21h36)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Anuncio claramente que não era eu quem aparecia no vídeo, dizia o tuíte de Michael dos Santos</p>
Anuncio claramente que não era eu quem aparecia no vídeo, dizia o tuíte de Michael dos Santos
Foto: Vídeo Estado Islámico

O jihadista francês Michael dos Santos negou nesta quinta-feira através de sua suposta conta no Twitter ter aparecido no vídeo da execução de 18 prisioneiros sírios e o voluntário americano Peter Kassig divulgado no domingo passado.

"Anuncio claramente que não era eu quem aparecia no vídeo", dizia o tuíte, apesar do rapaz reconhecer ser membro da organização Estado Islâmico (EI).

O francês de origem portuguesa acrescentou que seus companheiros do grupo estão "morrendo de rir" da notícia, que atribuiu à "necessidade dos serviços de inteligência e dos meios de comunicação de mentir para fazer barulho".

Ele ainda afirmou que sua própria família avisou às forças de segurança francesas de que não é ele quem aparece no vídeo. Atualmente, a conta de onde as mensagens foram postadas, está suspensa.

Para franceses, Santos era o carrasco

A Justiça da França divulgou ontem um comunicado no qual considerou que existem "indícios precisos e claros" de que Santos faz parte dos carrascos, da mesma forma que o também francês Maxime Hauchard, de 22 anos e natural da cidade de Rouen, no noroeste da França.

"Este jovem convertido, fichado pelos serviços especializados e pelas autoridades judiciais antiterroristas", era procurado pela França desde outubro de 2013, depois de ter viajado para a Síria em agosto do mesmo ano, acrescentou o Ministério Público.

A órgão abriu uma investigação por assassinato organizado com fins terroristas e associação de criminosos ao suspeitar que existissem cidadãos franceses entre os executores que apareciam no vídeo divulgado pelo EI.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade