PUBLICIDADE

Europa

França: sauditas alertaram europeus sobre ameaça de atentados

17 out 2010 - 16h34
(atualizado às 17h01)
Compartilhar

Os sauditas alertaram, "há alguns dias", os países europeus sobre uma ameaça terrorista "no continente, especialmente na França", proveniente da Al-Qaeda ne Península Arábica (AQPA), informou este domingo o ministro francês do Interior, Brice Hortefeux.

"Há algumas horas ou alguns dias apenas" os europeus receberam "uma nova mensagem dos serviços de inteligência sauditas que nos indicavam que a Al-Qaeda na Península Arábica estava, sem dúvida, ativa ou planejava entrar em ação", disse o ministro francês.

Hortefeux disse que esta ameaça dizia respeito "ao continente europeu e à França em particular". "A ameaça é real e nossa vigilância está intacta", afirmou o ministro, destacando que o plano de segurança Vigipirate permanecia em nível "vermelho", penúltimo na escala, antes do "escarlate", ativado em caso de risco de atentado iminente.

No fim de setembro e começo de outubro, as autoridades francesas informaram sobre uma ameaça "real" no país e pediram vigilância. Os Estados Unidos advertiram seus cidadãos que viajam à Europa sobre os "riscos potenciais de atentados terroristas", sobretudo em Paris.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade