PUBLICIDADE

Mundo

França já tem cinco casos suspeitos de gripe suína

26 abr 2009 - 14h49
(atualizado às 15h21)
Compartilhar

Autoridades francesas examinam cinco casos suspeitos de gripe suína em pessoas recém-chegadas do México e dos Estados Unidos, dos quais três foram detectados no norte do país, disse à Agência Efe um porta-voz da Prefeitura de Lille.

Passageiros da companhia aérea Swiss Edelweiss desembarcam de vôo vindo do México no aeroporto de Zurique
Passageiros da companhia aérea Swiss Edelweiss desembarcam de vôo vindo do México no aeroporto de Zurique
Foto: Reuters

Segundo o funcionário, um casal de aproximadamente 50 anos foi internado com o filho, de 20, num hospital de Tourcoing (norte do país) com sintomas da doença.

Os três chegaram da Califórnia, nos Estados Unidos, mas a situação deles só será confirmada no fim do dia, quando sairão os resultados dos exames a que foram submetidos.

"Estamos tratando deles como se fossem portadores do vírus da gripe suína", acrescentou o porta-voz, que disse que foram tomadas todas as medidas necessárias para impedir o possível contágio da doença.

Mais cedo, o diretor-geral do Ministério da Saúde, Didier Houssin, tinha dito que há "suspeitas, não confirmadas, sobre duas pessoas procedentes do México" que estariam doentes.

Segundo Houssin, que não deu detalhes dos dois possíveis casos de gripe suína, "não vão faltar outros casos" no país, dados os elevados deslocamentos entre França e México.

No entanto, as autoridades francesas já criaram um centro de crise no Ministério da Saúde para acompanhar a evolução da situação no México e as possíveis consequências em território francês.

Além disso, o Instituto Nacional de Vigilância Sanitária ativou um dispositivo de alerta para a detecção, a comprovação e tomada de medidas oportunas diante de qualquer caso de infecção que possa vir a ser registrado.

Ainda hoje, o Ministério da Saúde da França vai informar que medidas tomou em relação ao surto de gripe suína no México.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade