PUBLICIDADE

Europa

França investiga 4 novas suspeitas de gripe suína

27 abr 2009 - 12h26
(atualizado às 12h32)
Compartilhar

As autoridades sanitárias francesas estão investigando novos casos "suspeitos" de gripe suína de pessoas que viajaram ao sul dos Estados Unidos ou ao México, confirmou nesta segunda o Instituto de Vigilância Sanitária (INVS) francês.

Espanha confirma 1o caso de gripe suína na Europa:

São casos que estão "em vias de investigação", disse à agência EFE um porta-voz deste organismo, que precisou que os quatro afetados apresentam uma série de sintomas, como febre e mal-estar, semelhantes aos incluídos na definição de "casos suspeitos".

Outros seis casos parecidos, que tinham sido detectados nas últimas horas, deram resultados negativos nos exames feitos pelo Ministério da Saúde, informou hoje a ministra desta pasta, Roselyne Bachelot.

No entanto, os Ministérios da Saúde e de Assuntos Exteriores pediram aos cidadãos que aumentem a prudência e permaneçam atentos se recentemente realizaram uma viagem ao México ou à Califórnia.

Segundo a ministra da Saúde, a França está equipada para enfrentar uma eventual propagação do vírus no país, e para isso tem remédios e equipamentos adequados.

O primeiro-ministro francês, François Fillon, disse à imprensa em Mulhouse que a França é um dos países mais bem preparados do mundo para enfrentar uma eventual pandemia dessa doença.

Foram iniciados "todos os dispositivos de alerta dos quais dispomos" e o governo está preparado para enfrentar um eventual foco da doença em território francês, acrescentou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade