PUBLICIDADE

Europa

França diz que Rússia pode enfrentar mais sanções se porto de Mariupol for atacado

25 fev 2015 - 07h29
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Moscou vai enfrentar mais sanções da União Europeia se separatistas pró-Rússia atacarem o porto ucraniano de Mariupol, disse nesta quarta-feira o chanceler francês, Laurent Fabius, o que potencialmente abriria um corredor para o sul, incluindo a península anexada da Crimeia.

Veículo militar das Forças Armadas ucranianas vistas perto de Artemivsk. 25/02/2015
Veículo militar das Forças Armadas ucranianas vistas perto de Artemivsk. 25/02/2015
Foto: Gleb Garanich / Reuters

O governo da Ucrânia teme que Mariupol, com seus 500.000 habitantes, possa ser o próximo alvo rebelde depois que separatistas tomaram a cidade estratégica de Debaltseve, disse o ministro de Relações Exteriores ucraniano, Pavlo Klimkin, após conversas de cessar-fogo em Paris há duas semanas.

"O problema hoje é particularmente em torno de Mariupol. Dissemos aos russos claramente que se houver um ataque separatista na direção de Mariupol as coisas se alterariam drasticamente, inclusive em termos de sanções", disse Fabius.

"Em nível europeu a questão das sanções seria solicitada novamente", disse à rádio France Info. O ministro participou de uma reunião terça-feira com representantes da Rússia, Ucrânia e Alemanha, em que todos fizeram apelo para que se respeite o cessar-fogo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade