PUBLICIDADE

Europa

França defende entrada do Japão no Conselho de Segurança da ONU

7 jun 2013 - 07h04
(atualizado às 07h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Hollande cumprimenta Abe durante encontro na residência oficial do premiê japonês, em Tóquio
Hollande cumprimenta Abe durante encontro na residência oficial do premiê japonês, em Tóquio
Foto: AP

O Japão deve obter o status de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, afirmou nesta sexta-feira em Tóquio o presidente francês François Hollande em um discurso no Parlamento. "O Japão deve virar um membro permanente do Conselho de Segurança porque é uma nação pacífica", disse Hollande. 

"Há 20 anos, o Japão optou por contribuir às operações de manutenção de paz em todo o mundo", destacou o presidente francês. "Sei o que tem feito na África, na Costa do Marfim em particular, e cada vez que recebem o pedido para que apoiem países que podem passar fome ou pela desolação da guerra", disse Hollande.

O discurso de Hollande aconteceu poucos minutos depois do anúncio de uma "associação de exceção" entre França e Japão, que inclui a cooperação política pela paz no mundo e a luta contra o terrorismo.

Durante a visita, Hollande destacou o interesse pela política de estímulo orçamentário e de flexibilidade monetária do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, chamada de "Abenomics". Hollande aproveitou o exemplo japonês para pedir a Europa que estimule o crescimento econômico. Mas o presidente francês também reconheceu que existem diferenças entre os dois países, já que o Japão dispõe de um Banco Central autônomo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade