PUBLICIDADE

Europa

França confirma que corpo encontrado no Mali é de refém francês

15 jul 2013 - 16h07
(atualizado às 18h03)
Compartilhar

A França confirmou nesta segunda-feira que o corpo encontrado no norte do Mali é do geólogo francês Philippe Verdon, feito refém em novembro de 2011 naquele país.

O braço norte-africano da Al Qaeda, o grupo Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), afirmou em março que havia decapitado Verdon em resposta a uma intervenção militar da França no Mali.

"Os restos mortais serão transferidos para o nosso país o mais rápido possível e autópsias nos permitirão saber a causa da morte", disse o presidente francês, François Hollande, em comunicado.

Hollande disse em seu discurso do Dia da Bastilha no domingo que era possível que Verdon tivesse morrido há várias semanas, mas que sua morte não havia sido confirmada oficialmente.

A França enviou em janeiro 3 mil soldados para o Mali, sua ex-colônia, para conter uma ofensiva de militantes islâmicos ligados à Al Qaeda, acabando com o seu domínio de 10 meses no norte do país.

O grupo AQMI declarou no fim de junho que outros oito reféns estrangeiros que mantinha em seu poder, incluindo cinco franceses, estavam vivos.

(Reportagem de Ingrid Melander)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade