PUBLICIDADE

Europa

França confirma morte de refém no Mali

15 jul 2013 - 17h22
(atualizado às 17h26)
Compartilhar

A Presidência da França confirmou nesta segunda-feira a morte do refém francês Philippe Verdon, sequestrado pelo grupo terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) no norte do Mali em 2011, e anunciou que seu corpo será levado o mais rápido possível a seu país natal.

"As autópsias nos permitirão conhecer as causas de seu falecimento", disse o presidente francês, François Hollande, em comunicado.

Hollande, que expressou sua "total solidariedade" à família de Verdon e a seus familiares e amigos, disse compartilhar a "indignação" dos franceses e reiterou que "os responsáveis pela morte" do compatriota "deverão ser identificados e julgados".

O presidente se referiu além disso a "à angústia das famílias cujos parentes estão ainda retidos no Sahel" e lhes garantiu que o governo francês "contínua mobilizado plenamente" para obter sua libertação.

Os serviços do Estado "trabalham constantemente, e nenhuma pista é ignorada ou deixada de lado", ressaltou.

Philippe Verdon foi sequestrado em um hotel em novembro de 2011 junto com Serge Lazarevic, Segundo as informações dadas por seus parentes, ambos faziam uma viagem de negócios como parte de um projeto para uma fábrica de cimento.

As famílias negaram sempre os rumores de que fossem mercenários ou agentes dos serviços secretos.

A rede AQMI mantém sequestrados no Sahel outros cinco franceses que trabalhavam na exploração de uma mina de urânio administrada em concessão pelo grupo francês Areva e que foram sequestrados no Níger em 16 de setembro de 2010.

EFE   
Compartilhar
Publicidade