PUBLICIDADE

Europa

Fotos de crianças com armas causam polêmica na Rússia

Com idades entre cinco e seis anos, meninos e meninas aparecem nas fotos com rifles AK-47 e lançadores de granadas

26 fev 2015 - 12h49
(atualizado às 14h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Crianças de um jardim de infância de São Petesburgo, na Rússia, posam com armas ao lado de um militar
Crianças de um jardim de infância de São Petesburgo, na Rússia, posam com armas ao lado de um militar
Foto: Reprodução / Twitter

Fotos de meninas e meninos posando com réplicas de armas de guerra durante uma "aula de patriotismo" em um jardim de infância em São Petersburgo provocou polêmica na Rússia, com seus organizadores alegando que o uso de armas deveria fazer parte da educação infantil russa.

Com idades entre cinco e seis anos, meninos e meninas aparecem com rifles AK-47 e lançadores de granadas, apresentadas como réplicas, segundo fotos que circulam na internet desde quarta-feira.

Alguns também usam boinas e capacetes militares. Ao lado delas, um homem posa de uniforme militar russo.

Contactada pela AFP, a diretora do jardim de infância se recusou a comentar sobre as fotografias.

"Por que uma criança não teria o direito de portar uma arma?", questionou nesta quinta-feira à AFP Yuri Dorojinski, vice-diretor do Estrela Vermelha, uma organização de entusiastas da história militar que ajudou a organizar a "aula patriótica" fornecendo as réplicas de armas.

Ele acrescentou que o evento foi organizado como parte do "Dia dos Defensores da Pátria", uma festa herdada da era soviética que a Rússia celebra em 23 de fevereiro.

"É bobagem lhes ensinar patriotismo sem mostrar a sua" realidade, argumentou ele, garantindo que os pais das crianças tinham apoiado a iniciativa da organização.

Nas redes sociais, os internautas russos denunciaram uma iniciativa "escandalosa", enquanto o tema da mobilização patriótica é apresentado no país sobre a crise ucraniana e a crescente tensão com o Ocidente.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade