PUBLICIDADE

Europa

Fotógrafo resgata disfarces usados por polícia secreta alemã

Após anos de pesquisas, Simon Menner divulga fotos de aparatos usados por agentes secretos da Stasi, da antiga Alemanha Oriental

11 set 2013 - 11h26
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O antigo Ministério de Segurança Estatal da Alemanha Oriental, mais conhecido pelo nome de Stasi, manteve durante muito tempo a reputação de ser uma das agências de inteligência mais temidas do mundo. Fundado em 1950, o serviço secreto alemão empregou 274 mil pessoas até ser dissolvido, em 1989.

Mas as imagens do fotógrafo Simon Menner revelam outro lado do trabalho dos agentes da época.

O alemão passou dois anos vasculhando os arquivos da Stasi, que até algum tempo eram confidenciais e restritos, para compôr seu livro Top Secret: Images from the Stasi Archives (Top Secret: Imagens dos Arquivos da Stasi, em tradução livre). 

O acervo pesquisado pelo fotógrafo demonstra as técnicas usadas pelos agentes da Stasi para transmitir sinais secretos.

O fotógrafo diz que embora hoje em dia as imagens encontradas lembrem mais uma festa à fantasia do que o trabalho de agentes secretos, a verdade é que a Stasi foi durante muitos anos uma das mais eficientes e repressoras agências de polícia secreta e inteligência do mundo.

Estima-se que a agência secreta tenha empregado um agente para cada 166 habitantes da antiga Alemanha Oriental, e em média uma a cada sete pessoas no país era um informante da polícia secreta.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade