PUBLICIDADE

Europa

Foto de Iphone salva vida de menino com câncer

No Reino Unido, foto de Iphone permitiu a uma mãe detectar câncer raro no olho do filho

18 mai 2015 - 14h30
Compartilhar
Exibir comentários
Zak Sutherland foi diagnosticado com retinoblastoma, um tipo raro de câncer de olho que afeta crianças menores de cinco anos
Zak Sutherland foi diagnosticado com retinoblastoma, um tipo raro de câncer de olho que afeta crianças menores de cinco anos
Foto: Newcastle Chronicle / Reprodução

No Reino Unido, Zak Sutherland foi diagnosticado com retinoblastoma, um tipo raro de câncer de olho que afeta crianças menores de cinco anos, após a mãe notar um fato estranho na foto que tirou do filho.

Enquanto olhava a galeria de fotos do Iphone, a mãe Stacey se preocupou ao notar uma pupila branca no olho de um de seus filhos. Ela já havia notado que Zac tinha um tique nos olhos e achou melhor procurar um médico. Suas suspeitas estavam certas; 20 meses depois o menino foi diagnosticado com o câncer raro.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Stacey conta que a primeira reação que ela e seu marido tiveram foi levar o menino para  o hospital, e que, apesar de já suspeitarem, a confirmação de que algo estava errado foi devastadora. "Foi simplesmente horrível, nós não esperávamos algo assim. Quando você está nessa situação tudo acontece tão rápido. Você realmente não tem tempo para pensar sobre as coisas".

Atualmente, Zac passa por um tratamento de laser no olho e faz quimioterapia para reduzir o tamanho do tumor.

"Quanto mais o tempo passa, mais respostas positivas estamos recebendo. Ainda é cedo, mas temos que ter esperança", disse a mãe ao jornal Newcastle Chronicle.

Stacey conta que logo na primeira consulta, o médico afirmou que tumores pequenos, como o de Zac, não costumam ser detectáveis e que a atenção da mãe contribuiu muito para que houvesse um tratamento imediato.

"Se tivéssemos esperado um pouco mais, a história teria sido diferente. Ele poderia perder o olho. Foi um grande alívio", conta a mãe.

Nesta semana, a família de Zac se juntou a uma instituição de caridade - The Childhood Eye Cancer Trust - para levantar fundos para tratamentos de outras crianças com o mesmo problema.

"No Reino Unido, quase toda semana uma criança com menos de cinco anos é diagnosticada com retinoblastoma", afirmou Joy Felgate, CEO da instituição. "É um problema tratável, 98% das crianças sobrevivem. No entanto, grande parte pode perder um dos olhos", finaliza.

Na luta contra o câncer, jovem dá exemplo de solidariedade:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade