PUBLICIDADE

Europa

Fortes chuvas fecham estradas e provocam inundações em Portugal

No total, de acordo com as autoridades portuguesas, 17 distritos declararam estado de alerta amarelo em função das precipitações

31 mar 2013 - 18h34
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários

As fortes chuvas deste fim de semana acarretaram no fechamento de dezenas de estradas em Portugal e também provocaram inundações, transbordamento de rios e deslizamentos de terras.

Segundo os serviços de Defesa Civil de Portugal, 40 estradas nacionais foram fechadas ou tiveram sua circulação limitada nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Santarém e Viseu, no centro e norte do país.

No total, de acordo com as autoridades portuguesas, 17 distritos declararam estado de alerta amarelo.

O de Santarém, no centro do país, foi o mais afetado. Por conta de transbordamentos no Rio Tejo, pelo menos 16 estradas foram cortadas neste distrito, que também sofreu com inundações na região agrícola.

O caso mais grave foi registrado na aldeia Reguengo do Alviela, onde os moradores ficaram isolados após os acessos à cidade terem ficado debaixo d'água.

As chuvas deste fim de semana também provocaram o transbordamento do Rio Douro, que, em sua passagem pelo Porto, inundou comércios da região portuária da cidade.

Na região central do país, outros rios também transbordaram, como o Degebe, que corta a cidade alentejana de Évora, e o Sizandro, que também causou perturbações no trânsito em Torres Vedras.

Na cidade de Braga, no norte do país, a chuva provocou o deslizamento de terras e pedras em uma das vias principais de acesso à cidade, que, por sinal, foi fechada ao tráfego de veículos.

Os problemas causados pelas chuvas também provocaram a morte de duas pessoas na última sexta-feira em Arouca, a cerca de 20 quilômetros do Porto, onde um automóvel foi arrastado pela enchente até o Rio Arda.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade