PUBLICIDADE

Europa

Forças ucranianas destroem blindados vindos da Rússia

Presidente ucraniano Petro Poroshenko conversou por telefone sobre esta incursão com o primeiro-ministro britânico, David Cameron

15 ago 2014 - 13h18
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Comboio de caminhões russos que Moscou diz que está indo levar ajuda humanitária à Ucrânia</p>
Comboio de caminhões russos que Moscou diz que está indo levar ajuda humanitária à Ucrânia
Foto: Maxim Shemetov / Reuters

Disparos de artilharia do Exército ucraniano destruíram em grande parte uma coluna de veículos blindados de transporte de tropas que entrou, segundo Kiev, no leste da Ucrânia a partir da Rússia quinta-feira à noite, anunciou a presidência ucraniana.

O presidente ucraniano Petro Poroshenko conversou por telefone sobre esta incursão com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e indicou que "grande parte deste material foi destruído durante a noite pela artilharia ucraniana", segundo um comunicado.

"Uma ação apropriada foi adotada contra esta coluna e uma parte dela não existe mais. Ela foi destruída", assegurou o porta-voz militar ucraniano Andriï Lyssenko.

Jornalistas britânicos relataram que 23 veículos blindados de transporte de tropas russas, apoiados por veículos logísticos, atravessaram a fronteira quinta-feira à noite perto do posto fronteiriço de Donetsk, por onde deve passar um comboio humanitário russo às populações do leste da Ucrânia vítimas dos combates entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos.

Jornalistas da AFP observaram por sua vez nesta sexta-feira, uma coluna de uma dúzia de veículos de tropas russos seguindo em direção ao posto de fronteira de Donetsk.

Moscou negou em várias ocasiões a passagem de tropas russas pela fronteira e denunciou nesta sexta-feira "tentativas de fazer fracassar" sua ajuda humanitária aos civis.

As autoridades ucranianas já haviam relatado anteriormente incursões de colunas militares russas nas regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk, pelos postos de fronteira controlados pelos rebeldes.

Neste sentido, Londres convocou o embaixador russo para explicações sobre a incursão militar.

"O embaixador da Rússia no Reino Unido, Alexander Iakovenko, foi convocado para esclarecer as informações sobre uma incursão militar russa na Ucrânia e sobre o fornecimento contínuo de equipamentos" aos rebeldes, indicou o ministério das Relações Exteriores britânico em sua conta no Twitter.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade