PUBLICIDADE

Europa

Floribeth Mora, a costarriquenha que recebeu um milagre de João Paulo II

5 jul 2013 - 18h04
Compartilhar

Floribeth Mora, de 50 anos e mãe de quatro filhos, foi apresentada nesta sexta-feira pela Igreja Católica da Costa Rica como a mulher que foi curada de um aneurisma cerebral por um milagre atribuído ao papa João Paulo II, que impulsionará a canonização do falecido papa.

Mora, uma dona de casa de baixa estatura, falou visivelmente emocionada à imprensa, acompanhada pelo arcebispo de San José, Hugo Barrantes, horas depois do anúncio do Vaticano de que Karol Wojtyla (1920-2005) será canonizado pelo milagre de sua cura em 2011.

No dia 14 de abril daquele ano, Mora foi diagnosticada com um aneurisma cerebral com poucas expectativas de vida.

Acompanhada de seu marido, Edwin Arce, a dona de casa relatou seu testemunho em entrevista coletiva na qual esteve presente o médico Alejandro Vargas, que detectou o aneurisma e acompanhou o caso.

A mulher disse que nunca perdeu a fé e que no dia 1º de maio de 2011 acompanhou pela televisão a beatificação de João Paulo II, apesar dos remédios, que a faziam dormir por muitas horas.

"No dia seguinte, quando acordei e vi em uma revista a comemoração da beatificação, escutei uma voz que me disse: 'Levanta-te, não tenhas medo'", contou entre lágrimas a moradora da comunidade de Três Ríos, província de Cartago, a cerca de 10 quilômetros a leste de San José.

Nesse momento, afirmou Mora, sentiu-se bem, já que as fortes dores de cabeça haviam desaparecido, e a cura que ela já sentia foi confirmada em novembro de 2011, quando realizou exames médicos de acompanhamento.

"No dia 11 de novembro de 2011, a grande surpresa foi que o laudo médico indicou que estava tudo normal, não havia aneurisma nem lesão cerebral", disse Vargas para os jornalistas.

Para Mora, sua cura é um milagre concedido por Deus através da intercessão de João Paulo II, que ela considera "um santo mesmo quando ainda estava vivo".

"Não vejam esta mulher, vejam a realidade. Não existem explicações médicas. Eu sou a prova de que Deus existe e que ele é muito grande. Deus está presente e não abençoou só a mim, abençoou a Costa Rica e o mundo inteiro", expressou Mora.

O Vaticano anunciou nesta sexta-feira que os papas João Paulo II e João XXIII serão proclamados santos, depois que o papa Francisco promulgar o decreto pelo qual se reconhece um segundo milagre de João Paulo II.

Francisco também decidiu canonizar João XXIII, mesmo sem anunciar um segundo milagre por sua intercessão, como contempla a legislação vaticana.

Por enquanto, não há data oficial para a cerimônia de canonização, embora, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, ela deva ser realizada provavelmente no final deste ano.

Nessa cerimônia, Floribeth Mora levará as relíquias de João Paulo II para entregá-las ao papa Francisco, confirmou a Igreja Católica costarriquenha.

EFE   
Compartilhar
Publicidade