PUBLICIDADE

Europa

Fillon reúne ministros para coordenar medidas sobre ciganos

24 ago 2010 - 15h10
(atualizado às 15h26)
Compartilhar

O primeiro-ministro francês, François Fillon, convocou hoje uma reunião extraordinária com alguns dos titulares de seu Gabinete para "coordenar" as controversas medidas iniciadas na França em relação aos ciganos.

À reunião, foram convidados os ministros de Interior, Brice Hortefeux, e de Imigração, Eric Besson, bem como o secretário de Estado de Assuntos Europeus, Pierre Lellouche, e o diretor de gabinete do departamento de Justiça, indica o comunicado divulgado pelo escritório do primeiro-ministro ao término da reunião.

Fillon insistiu durante o encontro sobre a "necessidade de agir com firmeza, continuidade e justiça" e ressaltou que o combate à imigração irregular "não deve ser instrumentalizada".

O primeiro-ministro, acrescenta a nota, lembrou a seus convidados que as ações empreendidas para acabar com a "ocupação ilegal" de terrenos e reconduzir os ciganos em situação irregular a seus países de origem "estão de acordo com a legislação francesa e europeia".

As deportações são, em sua maioria, "voluntárias", segundo o primeiro-ministro. Ele anunciou que amanhã mesmo entrará em contato com o presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), José Manuel Durão Barroso, para abordar essa questão e as possíveis iniciativas destinadas a melhorar a situação dos ciganos.

Para o chefe do Governo francês, é necessário "aprofundar o trabalho de coordenação com as autoridades romenas e búlgaras e acentuar as iniciativas em nível europeu".

É preciso fazê-lo prestando atenção, acrescentou, "às situações individuais e familiares".

A reunião ocorre na véspera da visita a Paris de dois membros do Governo romeno, que amanhã se reunirão com os ministros franceses de Interior e de Imigração para abordar a polêmica gerada pelas expulsões de ciganos à Romênia e à Bulgária.

EFE   
Compartilhar
Publicidade