PUBLICIDADE

Mundo

Ferido em Utoya morre e número total de mortos sobe para 93

24 jul 2011 - 09h22
(atualizado às 09h50)
Compartilhar

O número de mortos no duplo atentado de sexta-feira na Noruega subiu neste domingo para 93, após a morte de uma das pessoas feridas no ataque ao acampamento de jovens seguidores do Partido Trabalhista na ilha de Utoya. Com esta morte, sobe para 86 o número de mortos no segundo ataque, ocorrido apenas duas horas depois do atentado com carro-bomba contra um prédio do Governo norueguês em Oslo, onde pelo menos outras sete pessoas morreram.

Familiares se abraçam após uma cerimônia em memória das vítimas dos atentados, em Norderhov
Familiares se abraçam após uma cerimônia em memória das vítimas dos atentados, em Norderhov
Foto: AP

A Polícia parte da hipótese de que o suspeito do duplo atentado, Anders Behring Breivik, teria agido sozinho, mas não descarta que ele tenha contado com cúmplices. Em uma operação que investiga os incidentes de sexta-feira, a Polícia norueguesa prendeu neste domingo várias pessoas em uma casa nos arredores de Oslo, mas liberou logo em seguida.

Tragédia na Noruega
A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 93 mortos. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenber. Sete pessoas morreram, mas a polícia admite possa haver corpos não resgatados nos prédios.

A segunda tragédia aconteceu em uma ilha próxima da capital, Utoya. Lá, Anders Behring Breivik, um homem de 32 anos vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 86 morreram. A maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir nadando. Ele foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime. O atirador - que é ligado à extrema-direita - também tem envolvimento no ataque em Oslo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade