PUBLICIDADE

Europa

Família cigana expulsa da França é agredida no Kosovo

Segundo fonte policial, mãe da estudante Leonarda teria sido hospitalizada após a agressão

20 out 2013 - 16h31
(atualizado às 17h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Leonarda ao lado do irmão na cidade de Mitrovica, no Kosovo</p>
Leonarda ao lado do irmão na cidade de Mitrovica, no Kosovo
Foto: Hazir Reka / Reuters

Leonarda Dibrani, a adolescente cigana expulsa da França para o Kosovo, foi agredida com sua família na tarde deste domingo por pessoas não identificadas em Kosovska Mitrovica, cidade do norte desse território, onde a família vive desde a sua expulsão, no dia 9 de outubro, indicou uma fonte policial. "Os Dibrani passeavam em Mitrovica com seus filhos quando foram agredidos por pessoas não identificadas", disse à AFP uma fonte policial que pediu para não ter sua identidade revelada.

A mãe de Leonarda, Xhemaili, 41 anos, "foi hospitalizada, enquanto as crianças, traumatizadas, estão em uma delegacia de polícia", acrescentou a mesma fonte. O pai, Resat Dibrani, 47 anos, está no hospital de Kosovska Mitrovica junto com sua esposa, indicou. "Isso mostra que os Dibrani não estão seguros aqui", disse a fonte policial.

Leonarda Dibrani recebeu no sábado um convite do presidente François Hollande para voltar à França, sozinha, e manter seus estudos. Ela rejeitou o convite, considerando que não quer retornar sem sua família.

"Não irei sozinha à França. Não abandonarei a minha família. Não sou a única a ter que ir à escola. Tem também meus irmãos e irmãs", havia dito no sábado a menina de 15 anos, nascida na Itália. Dos seus cinco irmãos, quatro nasceram na Itália, e a caçula, de 17 meses, na França.

Depois de ter negado por muito tempo, o pai, Resat, reconheceu que era o único da família a ter nascido no Kosovo, antiga província sérvia que proclamou sua independência em fevereiro de 2008. Dibrani e sua família foram para a Itália e para a França em 2008, "em situação irregular". O pai reconheceu ter mentido às autoridades francesa, afirmando que toda a sua família era do Kosovo, na esperança de ter mais chances de obter asilo na França.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade