PUBLICIDADE

Europa

Explosão em usina nuclear mata 1 e fere 4 na França

12 set 2011 - 08h52
(atualizado às 11h52)
Compartilhar

A explosão de um forno que recicla resíduos levemente radioativos na central nuclear de Marcoule (sul da França) deixou um morto e quatro feridos, um em estado grave, nesta segunda-feira, informaram a Autoridade de Segurança Nuclear (ASN) e a empresa de energia elétrica EDF.

Helicóptero leva equipes médicas e de resgate na planta nuclear de Marcoule; explosão da manhã deixou um morto e quatro feridos
Helicóptero leva equipes médicas e de resgate na planta nuclear de Marcoule; explosão da manhã deixou um morto e quatro feridos
Foto: AP

O acidente não provocou vazamento radioativo ou químico na parte externa da instalação, ressaltaram a ASN e a EDF em comunicados distintos. O Ministério da Energia confirmou a inexistência de vazamento radioativo.

"Segundo as primeiras informações, foi a explosão de um forno usado para fundir os resíduos radioativos metálicos de leve e muito leve atividade" que acionou seu centro de urgência devido ao acidente, no final da manhã, indica a ASN.

Segundo um porta-voz da EDF, cuja filial Socodei opera o centro situado em Marcoule, "foi um acidente industrial, e não um acidente nuclear".

"Nesse tipo de forno, há dois tipos de resíduos: resíduos metálicos (válvulas, bombas, ferramentas) e resíduos combustíveis, como luvas ou combinações de trabalho dos técnicos", explicou à AFP. "O incêndio causado pela explosão foi controlado", acrescentou a EDF.

A EDF informou que já abriu uma investigação para esclarecer as circunstâncias da explosão registrada nesta segunda-feira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade