PUBLICIDADE

Europa

Exército turco diz ter sido alvo de ataque da guerrilha curda

21 jun 2013 - 11h58
Compartilhar

Um helicóptero do exército turco foi alvo de quatro disparos em um município da província de Hakkari, segundo afirmaram nesta sexta-feira as Forças Armadas, que atribuíram o ataque à guerrilha curda.

No comunicado, o exército atribuiu o ataque aos "terroristas", o termo que usa habitualmente para os membros do Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK).

O ataque aconteceu por volta das 15h40 (12h40, horário de Brasília) de ontem, no município de Yüksekova, que faz fronteira com o Iraque, na província de Hakkari, um dos redutos do PKK e palco de vários combates até o início do processo de paz, no começo do ano.

Este é o primeiro ataque direto da guerrilha curda contra alvos militares turcos desde que foi declarou sua retirada da Turquia em março.

O helicóptero, do modelo S-70, foi alvo de quatro disparos de armas de fogo, dos quais apenas um atingiu o aparelho, danificando o sistema elétrico, detalha a nota.

A aeronave efetuou uma manobra de fuga, se afastou da zona e conseguiu aterrisar sem maiores problemas na base militar de Hakkari.

O ataque se produz apenas dois dias depois que o dirigente da guerrilha, Murat Karayilan, advertiu o Governo turco de que sua inatividade coloca em perigo o processo de paz.

Karayilan lamentou que o Exército, ao invés de reduzir a presença nas regiões curdas, aumenta os desdobramentos e "prepara-se para uma guerra"

A retirada dos guerrilheiros, iniciada em abril e que deveria terminar, segundo prometeu o PKK, antes do outono (no hemisfério norte), está sendo realizada com armas e de forma clandestina, sem o sinal verde oficial do Exército, por isso que são temidas discórdias que possam derivar em enfrentamentos.

No começo de junho, uma patrulha no província vizinha de Sirnak foi alvo de "disparos de advertência", com uma pessoa levemente ferida por lascas de pedras, no que foi o primeiro incidente do processo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade