PUBLICIDADE

Europa

Décadas após morte no exílio, família real sérvia ganha funeral de Estado

26 mai 2013 - 13h16
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Caixões do rei Petar II Karadjordjevic (segundo a direita) e familiares são expostos na capela de São Jorge, em Topola
Caixões do rei Petar II Karadjordjevic (segundo a direita) e familiares são expostos na capela de São Jorge, em Topola
Foto: AP

Autoridades do governo da Sérvia e centenas de pessoas de luta participaram do enterro do rei Petar II Karadjordjevic e outros membros da família real deposta da Iugoslávia, neste domingo, décadas depois de suas mortes no exílio.

Os corpos de Petar, sua esposa, a rainha Aleksandra, a mãe, rainha Maria, e seu irmão, Príncipe Andrej, foram exumados de cemitérios nos EUA, Grã-Bretanha e Grécia. Os quatro caixões, envoltos em bandeiras reais sérvias e escoltados por guardas do Exército, foram transferidos para a capela real de Oplenac, na cidade de Topola.

Petar sucedeu a seu pai, o rei Aleksandar, que foi assassinado em Marselha, na França, por nacionalistas croatas e búlgaros, em 1934. Depois que a Alemanha nazista invadiu a Iugoslávia em 1941, Petar fugiu do país e passou a maior parte da Segunda Guerra Mundial no exílio, na Grã Bretanha. Depois da guerra, Petar foi proclamado traidor pela liderança comunista, que também aboliu a monarquia. Suas propriedades foram confiscadas e ele permaneceu exilado até a sua morte, em 1970, nos EUA.

O presidente Tomislav Nikolic, o primeiro-ministro Ivica Dacic, o patriarca e líder da Igreja Sérvia Ortodoxa, Irinej, estavam entre os presentes ao funeral. A cerimônia foi um ato de reconciliação entre os sérvios que ou apoiaram a família real ou as forças comunistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Dezenas de milhares de pessoas morreram na Sérvia entre 1941 e 1945 em uma guerra civil entre guerrilheiros monarquistas e comunistas que também lutaram contra os ocupantes alemães. Os dois lados continuavam em desacordo décadas depois da guerra.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade