PUBLICIDADE

Europa

Ex-primeiro-ministro fica de fora do parlamento na Grécia

Após saber do resultado, Giorgos Papandreou afirmou que a decisão dos gregos deve ser respeitada

25 jan 2015 - 19h14
(atualizado às 19h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-primeiro-ministro Giorgos Papandreou não alcançou votos suficientes e ficará sem sua vaga no Parlamento, segundo os primeiros resultados divulgados pelo Ministério do Interior da Grécia.

Foto: EFE en español

Segundo os dados, o partido fundado por ele, o Movimento dos Socialistas Democratas, obterá apenas 2,5% - sendo que o mínimo para entrar é de 3%, segundo o sistema eleitoral do país.

Em um breve comparecimento pouco depois de conhecer estes resultados, o ex-primeiro-ministro, que abandonou o Pasok e fundou seu próprio movimento, afirmou que a decisão dos gregos deve ser respeitada tanto no país quanto no exterior.

"A Grécia precisa de um governo progressista e de coalizão. Necessitamos um plano grego para nos livrar do sistema clientelista e criar uma verdadeira democracia", disse ele, que ressaltou que o caminho que "o novo governo tem pela frente" não pode ser trilhado apenas por um partido.

A presença de Papandreou, que continua sendo presidente da Internacional Socialista, diminuiu a força de seu antigo partido, o Pasok, que com 4,8% dos votos terá 13 deputados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade